Notícia

unidade de saúde ocupacional não tem equipe médica!

A diretoria do SindservSS esteve em visita a (USO) Unidade de saúde ocupacional, após receber denúncias de inúmeros servidores que se queixam de falhas no atendimento, devido a ausência de médicos especializados em saúde ocupacional.
A medicina do trabalho padece no município desde tempos anteriores, após a privatização da equipe médica, e neste momento alcançando um descaso jamais visto antes em todas as gestões municipais encarregadas da administração municipal.
Os servidores estão atordoados sem ter a indicação de como agir ao precisar de avaliação do médico perito, em todos os casos que englobam licenças médicas, exames adequados ao processo de estágio probatório e mesmo realizar os exames periódicos de saúde que revestem a função primordial de qualquer Unidade de Saúde Ocupacional, alocada pra prestar o serviço aos trabalhadores.
Antes da precarização que sofre a USO, quando era pública esta unidade já foi referência entre os servidores, pois disponibilizava desde o acompanhamento da saúde dos servidores em atividade, quanto a indicação e diagnósticos de possíveis especialidades médicas a serem consultadas.
Nesta realidade em que os servidores públicos enfrentam com surgimento e agravamento de várias doenças pós pandemia e em decorrência da falta de estrutura no trabalho motivado pelo desmonte do serviço público com a falta de concursos e quadro de servidores estatutários suficientes para atender a demanda da população, refletida pelo desinteresse das gestões públicas como a prefeitura de São Sebastião em manter os serviços públicos, por isso deixa a Unidade de saúde dos trabalhadores ao abandono sem a prestação dos serviços aos trabalhadores.
Existe aí um grave problema que atinge todos que precisam dos serviços públicos, pois sem o respaldo da atuação medica da USO para encaminhar, periciar e atestar a aptidão de saúde dos servidores municipais de São Sebastião, toda a população é diretamente atingida.
A nitidez com que se observa o descontentamento e a capacidade reduzida da saúde dos trabalhadores, é percebida pela população e pelo próprio servidor, que além de amargar um achatamento salarial, cujo reajuste do dissídio não foi cumprido pela municipalidade, ainda se depara com o ambiente de cuidado da saúde abandonado, totalmente sem médico!
O SindservSS luta contra a privatização da unidade de saúde ocupacional e os servidores carregam em seus ombros os prejuízos das falhas pelo abandono do executivo municipal com um setor de extrema importância por lidar com a saúde dos servidores.
Mais uma vez o SindservSS reforça a importância de manutenção apropriada dos serviços públicos e se coloca incondicionalmente contrário a privatização pela defesa do sistema público e gratuito de saúde pra todos! Inclusive a reestatizaçao total da USO!
Equipe médica já para atendimento na USO! Quem cuida, também precisa de cuidados!
Contra a privatização dos serviços públicos, que causa aumento do desemprego e corrosão dos serviços públicos.


Data: quarta-feira, 14 de janeiro de 2026 Crédito: Sindicato