Notícia
campanha salarial 2019! iniciadas as reuniões para definir a pauta de reivindicação!
A categoria esteve reunida nos dias 12, 13 e 14 de março para iniciar as discussões sobre a Pauta de Reivindicação da Campanha Salarial 2019. As Assembleias Gerais Extraordinárias ocorreram nas sedes do Sindserv (Boiçucanga, Enseada e Centro respectivamente) e os trabalhadores deliberaram que deve ser feito um estudo para buscar um índice de reajuste salarial digno e que devolva o poder de compra do trabalhador da prefeitura. Os servidores ainda ressaltaram que este ano a mobilização e a luta serão intensificadas, uma vez que o prefeito “deixou todos no ‘Zero’ ano passado”.
Com relação aos vales Alimentação e Refeição, os servidores públicos destacaram que o custo da comida em restaurantes e os preços dos mercados têm subido rapidamente, principalmente na Costa Sul da cidade. Para os trabalhadores, o ideal é saber o preço médio no município e também verificar junto aos órgãos que calculam os índices de reajuste destes benefícios.
Outra questão importante colocada na pauta da reunião foi o assédio moral. Os trabalhadores afirmaram que está sendo uma prática recorrente na prefeitura. A diretoria do Sindserv afirmou que repudia tal prática e orientou que os funcionários públicos entrem em contato com o Sindicato e denunciem imediatamente para que o Departamento Jurídico da entidade tome providências. Em caráter de urgência, os dirigentes também irão protocolar um ofício no Gabinete solicitando esclarecimentos e questionando quais providências a administração toma para coibir esse crime.
A presidente do Sindserv, Audrei Guatura, destaca que a união dos trabalhadores é fundamental, ainda mais frente ao descaso da administração municipal que marcou 0% de reajuste em 2018. “O reajuste salarial é um direito constitucional, o custo de vida sobe diariamente e o nosso salário não pode continuar o mesmo. Foi promessa de campanha a reposição salarial e das perdas e é preciso cobrar que sejam honrados os compromissos”, afirma.
Reunião com prefeito
O Sindserv protocolou o Ofício 018/2019 para cobrar um posicionamento oficial da prefeitura antes das Assembleias, porém parece que o servidor público não é prioridade. A equipe do Gabinete reagendou mais de uma vez a reunião com a diretoria do Sindicato e no dia da última assembleia, 14 de março, os dirigentes sindicais tomaram mais um “chá de cadeira” para no fim ouvir que será marcada uma nova reunião para discutir com mais tempo o reajuste.
Os servidores não têm mais tempo. Queremos reajuste JÁ! São cerca de 4 mil famílias que precisam garantir o pão de cada dia. Ouvimos 2018 inteiro que está sendo feito um levantamento para apresentar uma contraproposta e no final passamos o Natal com Zero de presente. O mínimo que queremos é uma reunião entre a prefeitura e a diretoria do Sindicato que apresente uma proposta oficial e que atenda os anseios da categoria. Pois abril a Campanha Salarial se intensifica e maio é nossa data-base. Maio é com reajuste no bolso e nenhum direito a menos!
Data: sexta-feira, 15 de março de 2019 Crédito: Sindicato