Notícia

sindserv cobra ajuda de custo e equipamento para professores

Devido a pandemia do novo Coronavírus, a administração determinou que os professores desenvolvam as aulas de forma virtual, com vídeo aulas, atividades online, central de dúvidas por whatsapp e/ou e-mail, entre outros. Além de sobrecarregar os docentes a realizar o trabalho em plataforma totalmente nova e fora da atribuição, eles têm que “se virar” para ter o equipamento (computador, câmera, celular, internet) necessário. Não podemos admitir que os profissionais da Educação sejam colocados nesta situação que precariza ainda mais o ensino e traz grande desgaste e prejuízos ao trabalhador.

Diante disso, o Sindserv cobra (Ofício 65/2020, protocolado dia 22 de maio) que a prefeitura ofereça uma ajuda de custo aos professores para custeio de internet e que alugue ou compre os equipamentos necessários para realização das aulas online. O documento também exige que não haja nenhum tipo de punição aos docentes que não estejam conseguindo cumprir as determinações por falta de recurso técnico e que os profissionais que residem onde não possui serviço de internet possam desenvolver outro tipo de atividades educacionais, sem prejuízos financeiros ou funcionais.

“É inadmissível que o professor seja colocado nessa situação sem esse respaldo da prefeitura. É um desgaste físico e emocional imensurável. Além de ter que virar ‘youtuber’ do dia pra noite, ainda tem questões como o telefone pessoal ter que se transformar em meio público para central de dúvidas, sem contar que os profissionais estão se desdobrando para tentar atingir o maior número de alunos frente à desigualdade de acesso aos meios digitais e a quebra da rotina que o isolamento social gerou. É preciso que a prefeitura aja urgentemente em respeito a todos os professores”, destaca a presidente interina do Sindserv, Cristiane Leonello.

Diretoria Sindserv


Data: quarta-feira, 27 de maio de 2020 Crédito: Sindicato