Notícia

sindserv divulga carta aberta pedindo apoio à população sebastianense em defesa do repasse inflacionário salarial

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) divulgou na manhã desta quinta-feira (20/5) uma Carta Aberta à população. A ação foi aprovada pelos servidores em assembleia da Campanha Salarial 2021 e visa buscar apoio dos munícipes e comerciantes em defesa do repasse inflacionário nos salários e nos vales.

Na carta, os servidores explicam que a falta do repasse impacta direta e indiretamente na vida de todos os munícipes e, principalmente, na economia local, pois são cerca de 4 mil famílias que vêm - ano após ano - perdendo o poder de compra. Ainda ressaltam que este valor que será reajustado acaba sendo injetado no próprio comércio e serviços locais, o que consequentemente gera mais empregos e auxilia os empreendedores no enfrentamento das dificuldades deste momento sem precedente.

Outro ponto que os servidores destacam na carta é que este repasse da inflação está na Constituição Federal, na Lei Municipal 146/2011 e que até mesmo a Lei Federal de enfrentamento a pandemia Covid-19 permite. Porém, até o momento não houve nenhum posicionamento da gestão municipal ou agendamento de reunião com o Sindicato.

Os servidores públicos junto ao Sindserv seguem na luta para que a administração atenda toda a Pauta de Reivindicações da Campanha Salarial 2021 e demonstre que valorizam e respeitam os funcionários públicos municipais.

  • Leia abaixo a Carta Aberta na íntegra:

CARTA ABERTA

POPULAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO, PEDIMOS SUA ATENÇÃO E APOIO!

Somos servidores públicos municipais, Trabalhadores da saúde, da limpeza urbana, da educação, do saneamento, da assistência social e dos setores administrativos da Prefeitura.

Não estamos falando aqui de pessoas com salários e regalias dos altos cargos, nem de benefícios e gratificações exorbitantes. Estamos falando de trabalhadores que se dedicam diariamente em garantir a eficiência dos serviços prestados à toda a população, principalmente com remunerações que variam de um salário mínimo a cerca de R$ 2 mil, e estamos lutando para garantir que o pagamento mensal possa acompanhar, pelo menos, um pouco mais o aumento do gás, da conta de luz, da comida.

Entendemos que fazer a correção dos salários e dos vales alimentação e refeição - de acordo com a inflação do período - aquece toda a economia da cidade, fortalecendo o comércio que, consequentemente, pode ofertar mais empregos e se manter neste período sem precedentes que estamos vivendo. Falamos isso, pois o servidor utiliza seus salários para comprar aqui na cidade, seus vales chegam às padarias, lanchonetes, restaurantes, entre outros estabelecimentos, e essa injeção de recursos favorece direta e indiretamente muitos sebastianenses.

A revisão geral anual dos salários está garantida na Constituição Federal e na Lei Municipal 146/2011, e até mesmo a Lei Federal de enfrentamento a pandemia permite a prefeitura fazer o repasse inflacionário aos servidores na nossa data-base, em maio, mas até o momento a administração municipal sequer respondeu ao ofício ou agendou uma reunião para se posicionar sobre esta urgente necessidade que impacta na vida de cerca de 4 mil famílias.

Os nossos salários não mudam acompanhando as alterações no salário mínimo, inclusive por isso há servidores públicos de São Sebastião com salário base abaixo do salário mínimo. Nosso mês de reposição/dissídio é maio, mas além de outros anos, em 2018 e 2020, não houve nenhum reajuste, amargamos um 0% “bem redondo”; nossos vales alimentação e refeição não têm reajuste desde 2017 e tudo vem aumentando.  Isso diminui o nosso poder de compra nos comércios e serviços locais, que também garantem os empregos de tanta gente.

Neste momento estamos reivindicando a garantia do poder de compra do trabalhador, e que possamos, ao menos, comprar a mesma quantidade de alimentos que no ano anterior.

Nós, servidores públicos, também nos preocupamos em defender e ampliar a qualidade do serviço prestado à sociedade.

Por esse motivo, gostaríamos que a população entendesse que não se trata apenas de uma simples reivindicação salarial e sim a garantia do sustento das famílias e, consequentemente, um impacto positivo em toda a economia da cidade.

Diante disso, gostaríamos de contar com o apoio da população e do comércio local.

QUANDO A ADMINISTRAÇÃO NÃO INVESTE NOS SERVIÇOS PÚBLICOS E NOS SERVIDORES, É VOCÊ QUE ESTÁ SENDO DEIXADO DE LADO!

São Sebastião, 13 de maio de 2021

Diretoria Sindserv – Servidores Públicos Municipais de São Sebastião


Data: quinta-feira, 20 de maio de 2021 Crédito: Sindicato