Notícia
carreata é realizada em boiçucanga e alerta: “aula presencial sem vacina é chacina”
Sindserv convoca todos os servidores para definirem as próximas ações em assembleia virtual nesta quinta (20/8)
Os profissionais da Educação de São Sebastião seguem em Estado de Greve e, na tarde da última terça-feira (18/8), professores e pais de alunos estiveram junto ao Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv) em carreata pelas ruas de Boiçucança, na Costa Sul da cidade. O início ocorreu em frente à Escola Walkir Vergani, com falas para alertar os governantes e conscientizar a população sobre os riscos do retorno as aulas presenciais durante a pandemia do novo Coronavírus.
Segundo o Sindserv, com faixas e cartazes, os professores frisaram que o empenho “é dobrado” para que os alunos continuem motivados e recebendo todo o conteúdo necessário de forma online e que “qualquer tipo de retomada as atividades presenciais pode colocar toda a comunidade em risco”. Os servidores irão se reunir em assembleia virtual para definir as próximas ações nesta quinta-feira (20/8). Interessados podem solicitar o link preenchendo o formulário: www.sindserv.com/solicitacaoparticipacaoassembleia
“Seguimos em Estado de Greve até que a prefeitura se manifeste por decreto, atendendo as reivindicações dos trabalhadores. A maioria das escolas não tem estrutura física, materiais, equipamentos e quantidade de profissionais para garantir a segurança em qualquer tipo de retomada. Ainda mais em unidades superlotadas, como manter o distanciamento? Além dos riscos à saúde física; não conseguimos mensurar os possíveis danos à saúde mental. É preciso que os governantes ouçam os Educadores”, afirma a presidente do Sindserv, Cristiane Leonello.
A carreata também esteve no Centro de São Sebastião, no dia 11 de agosto e, segundo a diretoria do Sindserv, na Costa Sul também foi possível ver o apoio das famílias nas portas das casas e dos comércios. Outra ação é o abaixo-assinado virtual pelo não retorno presencial das aulas, que será encaminhado à Prefeitura, à Secretaria de Educação e à Diretoria de Ensino, e já está com mais de 2 mil assinaturas neste link: encurtador.com.br/lFO12
A decisão em declarar Estado de Greve e da realização dos atos públicos e mobilizações foi tomada em assembleia do Sindserv, no dia 5 de agosto, de forma virtual. O Departamento Jurídico do Sindicato também está acionando os órgãos competentes em prol do não retorno as aulas presenciais enquanto perdurar a pandemia. Os atos públicos contaram com o apoio de sindicatos da região (Unidos Pra Lutar, Sindipetro-LP, Sindicato dos Químicos de SJC, oposição Apeoesp, Coletivo pela Educação Pública de Caraguatatuba, Portuários), e do Fórum Sindical do Litoral Norte.
Sobre o Estado de Greve
O Estado de Greve é a posição aprovada pelos trabalhadores para alertar os governantes que a qualquer momento poderá ser deflagrada uma greve pela garantia de direitos. A greve é um dispositivo democrático garantido pelo artigo 9º da Constituição Federal Brasileira de 1988 que assegura o “direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender”.
Data: quarta-feira, 19 de agosto de 2020 Crédito: Sindicato