Notícia

a importância dos sindicatos gerais

O sindicato geral é o instrumento mais elementar de luta coletiva dos trabalhadores e trabalhadoras e, por isso, precisa ser valorizado e fortalecido. Por meio dessa organização, a classe pode construir suas pautas de reivindicações e travar, assim, todas as lutas que precisam ser feitas em prol de melhores condições de trabalho, renda e benefícios.

As negociações feitas a partir dos sindicatos recuperam o poder de compra dos trabalhadores, o que fortalece a economia do país e a geração de empregos.

Ao lado da condução das negociações coletivas, os sindicatos gerais atuam politicamente pressionando governos e empresários que buscam restringir direitos e explorar os trabalhadores, e realizam a sua defesa jurídica.

Nesse quadro, os sindicatos gerais de trabalhadores do setor público espalhados por todo o país, filiados à Condsef e constituídos como entidades classistas, autônomas e democráticas, trabalham mediante o convencimento político de que a união da classe trabalhadora é a única forma de obter conquistas, de combater o aprofundamento das crises geradas pelo sistema capitalista e a retirada de direitos, a exemplo da estabilidade. 

Com a tarefa de atuar na organização dos trabalhadores no setor público, constroem jornadas de luta e campanhas salariais unitárias, defendem a correção das distorções salariais existentes no funcionalismo como um todo e, dessa forma, a valorização de todos os trabalhadores, independente de cargo, atribuição, órgão ou nível de escolaridade.


Data: segunda-feira, 6 de maio de 2024 Crédito: Jornalista