Notícia

sindserv apoia psicólogos na luta pela jornada de 30 horas

Em atendimento a solicitação do Sindserv, o presidente da Câmara recebeu na tarde desta terça (3/3) os dirigentes sindicais e uma comissão de psicólogos do município para falar sobre a alteração da jornada de trabalho para 30 horas.

Os psicólogos, junto a diretoria do Sindserv, buscam apoio dos vereadores na luta pela jornada de 30 horas para psicólogos, visando a isonomia com outras categorias que já atuam nesta carga horária nos mesmos locais de trabalho e a valorização dos profissionais. A solicitação pode ser respaldada pela legislação municipal, inclusive alguns municípios já aderiram, como Santos, Jacareí e Caraguatatuba.

A solicitação visa melhorar a qualidade de vida dos servidores da área (que sofrem com a sobrecarga) e também dos serviços públicos prestados. Pois além da carga horária atual, ainda trabalham extra com várias chamadas para situações de emergência. Muitos profissionais já estão afastados por questões de saúde devido a sobrecarga e estresse constante.

Pela legislação da Política de Assistência Social (como nas Orientações Técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social) é prevista a isonomia nas atribuições dos profissionais que ocupam a função de Técnico de Nível Superior. Porém, os psicólogos trabalham 40 horas semanais enquanto os colegas assistentes sociais, que conseguiram em Lei Federal a redução da jornada, trabalham 30 horas semanais, gerando ainda mais sobrecarga. Fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais entre outros profissionais da saúde já atuam também em São Sebastião com jornada de 30 horas.


Data: quarta-feira, 4 de março de 2020 Crédito: Sindicato