Notícia

sindserv cobra que prefeitura permita que os servidores trabalhem home office para evitar aglomeração e risco de contaminação

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de São Sebastião (Sindserv) está protocolando em todas as secretarias o Ofício 36/2021 para solicitar que a gestão municipal permita que os servidores trabalhem home office neste período da pandemia Covid-19, uma vez que consigam desenvolver remotamente suas atividades.

Para a diretoria da entidade é imprescindível que a gestão tome todas as providências para garantir a segurança e a vida dos trabalhadores, diminuindo a aglomeração nos setores e o risco de contágio da doença. O documento ainda destaca que o decreto municipal coloca a cargo do secretário de cada pasta determinar se o servidor precisa permanecer, ou não, no setor. Diante disso, o Sindserv visitou a base e constatou que foi exigida a permanência presencial à trabalhadores que não são das atividades consideradas essenciais e que poderiam estar em home office.

A presidente do Sindserv, Cristiane Leonello, afirma que “neste momento é uma medida que traz muitos benefícios a toda a população e aos trabalhadores, pois diminui o número de pessoas com riscos de se contaminar e acabar precisando de atendimento no sistema de saúde. Também terão menos pessoas circulando pela cidade, presentes nos setores públicos – muitos deles pequenos e sem ventilação - e utilizando transporte público. E principalmente demonstrará que a prefeitura realmente está preocupada em garantir a vida dos funcionários”.

No Ofício, o Sindserv também aponta que muitos atendimentos à população poderiam ser realizados por vídeo chamada/vídeo conferência, diminuindo a circulação de pessoas. E ainda lembra que Covid-19 pode ser reconhecida como doença ocupacional e acidente de trabalho, de acordo com os dispostos no parágrafo 2º do artigo 20 e no inciso III do artigo 21, da Lei 8213/91.

“O servidor público precisa estar e se sentir seguro para trabalhar. Estamos diariamente atendendo funcionários com os mais diversos problemas e a luta é grande e diária pela valorização, respeito e reconhecimento. Estamos em meio a uma crise sanitária, com perdas inestimáveis para toda a população e ataques dos governos e patrões cada vez mais fortes em um momento que o povo está mais fragilizado. Precisamos continuar unidos e fortalecidos e o servidor sabe que pode sempre entrar em contato com a gente”, finaliza a presidente Cristiane.

Fale com o Sindserv: www.sindserv.com / www.facebook.com/sindserv.independente / Instagram @sindservss / Atendimento Whatsapp: Centro/Costa Norte – (12) 99126.1511 e Costa Sul (12) 99123.6288.


Data: quarta-feira, 24 de março de 2021 Crédito: Sindicato