Quinta-feira, 28 de março de 2024

Palavra da Presidente

UM COPO DE ÁGUA...

Estamos na contagem regressiva para a nossa data base, ou seja, a chegada do mês de maio que é quando nós devemos ter nossos salários reajustados, de acordo com os índices da inflação, fato previsto na Constituição Federal e no artigo 108 do Estatuto do Servidor Público de São Sebastião. 
Teremos assembleia no próximo dia 08 de maio para juntos decidirmos o que é melhor para nossa categoria, lembrando que estamos desde o ano passado sem qualquer repasse da inflação nos nossos salários e nenhum reajuste nos vales alimentação e refeição, arcando com o prejuízo do aumento da cesta básica, da luz e água, entre outros itens de primeira necessidade.
Exigimos que a administração municipal nos receba antes do dia do fechamento da folha de pagamento para discutirmos as decisões da categoria tomadas na assembleia, QUE APRESENTE UMA CONTRAPROPOSTA e que cumpra seu compromisso e sua obrigação de fazer o repasse da inflação para o servidor público municipal. É o mínimo que essa administração nos deve, pois não necessitamos apenas de salário, mas também de condições dignas de trabalho, como por exemplo: não ser carregados em veículos cheios de ferramentas que possam oferecer riscos à nossas vidas, não sermos assediados moralmente por “chefes” abusivos e autoritários, não tenhamos que dar aulas em escolas que não tenham água potável para os trabalhadores e alunos, entre outros tantos casos de abandono com essa categoria que é a principal responsável pelo funcionamento da máquina.
Em 2018 a administração se justificou para não conceder o repasse ao servidor com a desculpa de queda da arrecadação do município, a lei de responsabilidade fiscal que “trava” os gastos com folha de pagamento, mas o que vimos foi um festival de nomeações e gratificações que simplesmente não condiziam com a alegação da administração. Depois veio a promessa do reajuste em setembro, que também não aconteceu. 
Nós, servidores, não nos conformamos com essas atitudes e fomos protestar em frente ao paço municipal, em passeata pelas ruas, em atos na Câmara Municipal e em eventos promovidos pela prefeitura. Além de estarmos com o prejuízo financeiro ainda temos que arcar com penalidades como falta injustificada por estarmos reivindicando nosso direito e cobrando uma das maiores promessas de campanha do prefeito. Era essa a valorização prometida???  O servidor é quem tem que pagar a conta todas as vezes? E você, amigo servidor, vai ter que tomar um copo grande de água pra ajudar a descer o zero de reajuste garganta abaixo???
Portanto, companheiros, a única forma de reverter essa situação é lutar pelos nossos direitos, sem medo, pois somos servidores, cumpridores dos nossos horários e deveres e não podemos permitir que qualquer um nos faça de bobos novamente. O sindicato é nossa ferramenta de luta e precisa que a categoria esteja unida para melhor combater qualquer tipo de descaso e omissão. Compareça às assembleias, aos atos, lute pelo pão na mesa de sua família e ajude o Sindicato a ajudar você, porque JUNTOS SOMOS SEMPRE MAIS FORTES!

 

Forte abraço,
Audrei Guatura
Presidente do Sindserv

<